A natação (actividade semanal)

A natação é um desporto completo, com poucas contra-indicações, incluindo para as pessoas que estão em dieta. Uma hora de crawl intensivo queima cerca de 66o quilocalorias, mas, para conseguir nadar neste estilo durante uma hora, são necessários anos de treino.

Ao activar a maioria dos grupos musculares do corpo, a natação exerce uma acção estimulante no metabolismo. É boa para as articulações por ser praticada num ambiente de alta resistência. Tal como acontece com os outros desportos, é conveniente iniciá-la de forma progressiva. Das primeiras vezes que for à piscina, alterne os períodos de natação (cerca de 30 metros em dois minutos, por exemplo) com os de recuperação. Seja como for, esses tempos são igualmente benéficos, pois os movimentos na água, mesmo que lentos, constituem uma autêntica ginástica. Mais tarde, poderá encadear vários comprimentos, sem parar nem boiar, mas respeitando sempre os seus limites. Tente nadar com a cabeça alinhada com o corpo, sem curvar muito a cintura.

Verificam-se muitos acidentes graves nas piscinas portuguesas. Cabe, pois, ao utilizador tomar algumas precauções para evitar imprevistos:

– tome um duche prévio e use touca e chinelos;

– não descure a higiene. Informe-se sobre os resultados das inspecção sanitárias, os quais devem estar afixados em local bem visível;

– conheça as saídas de emergência, bem como a localização do posto de primeiros socorros e do local de reanimação.