Aeróbico (actividade semanal)

Este tipo de exercício consiste em praticar e manter o esforço com uma duração determinada, cerca de 30 minutos, elevando o ritmo cardíaco entre 60 e 80 por cento da sua capacidade máxima. O que quer isso dizer? O ritmo cardíaco máximo é de 220 pulsações por minuto menos a idade, ou seja, 195 pulsações por minuto aos 25 anos (220-25), 190 aos 30 anos, 160 aos 60 anos, e por aí fora.

À falta de relógio para controlar as pulsações, experimente o teste da palavra: durante o esforço deve ser sempre capaz de falar, mesmo que de forma entrecortada. Não é necessário, nem desejável, que comece a praticar um esforço aeróbico assim que acabar de ler estas linhas. Se é obeso e sedentário, isso será impossível. O coração, a capacidade respiratória, os músculos… tudo o limita. Há que ser muito prudente e não se deixar levar pela euforia do início da dieta.

Seja qual for o desporto que tenha escolhido praticar, vá com calma: os primeiros minutos devem ser moderados e permitir que os músculos aqueçam. Também são aconselháveis alguns movimentos de estiramento. Nunca force. Isso é uma imprudência que pode provocar lesões e tirar-lhe o gosto pelo exercício físico. Em todos estes desportos, são necessários alguns minutos, ou mesmo um pouco mais, para que uma sensação de bem-estar substitua o incómodo inicial. Portanto, é absolutamente necessário aquecer a máquina para que ela funcione harmoniosamente.