Dieta dos pontos ( weight watchers)

Neste tipo de dieta, atribuem-se pontos a cada alimento. Os que engordam menos pontuam pouco. Por exemplo, um iogurte magro vale 0,5 pontos. Já os alimentos mais calóricos somam valores altos, como é o caso do bolo com creme, que corresponde a 4,5 pontos. Os frutos e as verduras não pontuam. Não existem alimentos proibidos.

 

Os seguidores deste método têm entre 18 e 30 pontos diários para gastar. O número certo depende de três fatores: género (homem ou mulher), peso e vontade em seguir um regime mais ou menos restrito. Quem pratica exercício físico conta com pontos extra. Não é obrigatório gastar todos, e é possível guardá-los para uma ocasião especial. Pelo contrário, ultrapassar o valor de referência obriga a recuperar o atraso nos dias seguintes. Somar os pontos de cada ingrediente pode parecer complicado no início. Instalada a rotina, saberá de cor a soma das rctcições mais comuns r aprendera a não abusar rios alimentos mais calóricos.

Esta proposta tem mérito e considerámo-la equilibrada e divertida. Em primeiro lugar, tem em conta as características individuais de quem a pratica e permite alguma autovigilância, sem grande sofrimento. Em segundo, é flexível, pois não restringe nenhum nutriente. Além disso, promove o exercício físico e o consumo de fruta e legumes. Pode ser aplicada a grupos de entre ajuda, que se constituam por iniciativa própria ou com o apoio de um técnico.