Erros de confecção

O modo de confecção é muito importante, tanto para reduzir as calorias como para preservar os nutrientes e o sabor dos alimentos. Um bife de vaca, com 100 gramas, frito em manteiga contribui com 200 quilocalorias. Grelhado, só tem 163. Um ovo cozido aporta 82 quilocalorias, enquanto mexido ou estrelado com manteiga chega às 97. Uma diferença de 15 quilocalorias por dose.

Uma dieta não se resume a grelhados ou a legumes cozidos a vapor. Existem inúmeras e saborosas receitas sem gordura. Também isto requer algumas semanas para reeducar o paladar. Um pouco de perseverança permiti-lhe saborear as subtilezas de uma cozinha em que as especiarias e os condimentos substituem com vantagem a manteiga e o sal. Algumas formas de cozinhar concentram o aroma dos alimentos como:

– cozer a vapor ou na panela de pressão;

– estufar em pouca água;

– assados envoltos em Daoel de alumínio.

Basta mencioná-las para se imaginarem refeições muito leves, em que o peixe e as carnes brancas ocupam um lugar de eleição. O cozido, os guisados e a carne estufada podem também ser confeccionados da mesma forma. Veja as nossas receitas no capítulo Cozinhar para emagrecer.