O exercício físico

O exercício físico

O exercício físico

É natural que as crianças brinquem, corram e se cansem muito. Assim, despendem muitas calorias em actividades físicas. Se o seu filho estiver demasiado gordo e, por isso, se recusar a participar nas brincadeiras dos outros, leve-o a praticar exercício de outra forma. Peça-lhe, por, exemplo.

para passear o cão ou para ir às compras. Caso os próprios pais sejam obesos, é altura de dar o exemplo, iniciando também uma dieta. Vários estudos demonstram a existência de uma relação entre a obesidade da criança e a ausência de actividade física regular. Evidentemente,a escolha da modalidade desportiva a praticar é muito importante. Será necessário propor-lhe uma de que goste. A criança obesa é mais pesada, mais lenta, mais desajeitada do que as outras. Por isso, não a obrigue a correr ou a praticar desportos de grupo ou de competição.

Tal como no adulto, as actividades recomendadas fazem intervir o metabolismo aeróbico, bom consumidor de gorduras. E o caso da marcha, da natação e dos passeios de bicicleta. Porque não oferecer-lhe uma com mudanças de velocidade, se a criança ainda não a tiver? Praticar três vezes por semana, a um ritmo que corresponda às possibilidades físicas da criança, é a regularidade recomendável. Mas converta esse exercício físico necessário numa verdadeira diversão, e não em mais
um constrangimento!

O exercício físico | Dietas para Emagrecer